Conheça o Poder Legislativo de Touros/RN

Confirmado em março de 1835, o município só foi instalado no ano seguinte. A resolução n° 10, de 14 de outubro de 1836, criou um colégio eleitoral na Vila de Touros, a fim de que esse colégio elegesse os sete vereadores que seriam os primeiros governantes da nova unidade administrativa da Província.

Eis os seus nomes: Francisco de Paula Torres – Presidente, Rafael Velozo Soares, Manoel Modesto Pereira do Lago, Lourenço Antônio do Amaral, Jacinto Lopes dos Reis Júnior, Vicente de Souza Antunes e Manuel Antônio Vieira.

Nesta ordem eles assinaram o projeto de posturas municipais de 1839, que foi assinado pela Câmara Municipal de Touros para apreciação e referendo da Assembleia Legislativa Provincial, que substituíra o Conselho Geral da Província.

Em 1841, as posturas municipais de Touros vem assinadas pelos seguintes edis: Antônio José Correia – Presidente, Francisco Pereira da Rocha, Domingos José da Silva, José Antunes Cazumbé e Francisco Inácio de Miranda.

Nota-se que a Câmara Municipal foi integralmente renovada em sua representação parlamentar,  e que  ao invés de sete edis, como era no início, somente cinco aparecem.

Em abril de 1863, mantendo o número de cinco vereadores, a Câmara Municipal continuava administrando com eficiência a coisa pública, contando com os seguintes nomes: Manuel Francisco da Silva Gomes – Presidente, Felisberto Martins de Vasconcelos – Secretário, Joaquim Eufrásio da Cruz, Inácio Joaquim de Loiola e Manuel Martins Vasconcelos Porto.

Em 1878, a Câmara resolve que o sistema de pesos e medidas do município deve basear-se no sistema métrico decimal já em uso na Província. Assinam essa resolução os seguintes vereadores: Firmino Gomes de Castro – Presidente, Antônio Pereira da Câmara, Manuel da Costa Pereira, Claudino José de Farias e Severino Martins de Souza.

Em 1879, as posturas municipais, submetidas ao crivo da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Provincial, levam as assinaturas dos seguintes vereadores: Firmino Gomes de Castro – Presidente, Claudino José de Farias, Antônio Pereira da Silva, Joaquim Francisco da Cruz e Alexandre José Tavares.

Em 1887, o Código de Posturas da Câmara Municipal mais parece a constituição de um país, de tão volumoso que é. Recebe as assinaturas dos senhores vereadores abaixo citados: Francisco Zacarias da Costa e Silva – Presidente, Ezequiel Francisco da Cruz, Firmino Gomes de Castro, Manuel Antunes e José Martins de Vasconcelos Porto.

Em 1890, o Decreto n° 14, de 18 de fevereiro, do Governo Provisório estabelece que sejam cinco os intendentes (vereadores) de Touros, ao invés dos três fixados por Decreto anterior (o de n° 9, de 18 de janeiro). Nesse mesmo ano a proposta de orçamento da Câmara Municipal vem assinada apenas pelos membros do Conselho de Intendência, constituído pelos senhores vereadores Luiz Apolinário Martins de Souza – Presidente e José Martins Vasconcelos do Porto – Secretário.

O Governo de Intendentes prossegue nos municípios brasileiros até 1930, quando eclodiu, no país, a revolução chefiada por Getúlio Vargas, candidato derrotado nas eleições que havia favorecido Júlio Prestes. Getúlio chega ao poder através de uma revolução armada, prometendo uma Constituição para 1932. Entretanto, o país só voltará à órbita legal com a promulgação da Constituição de 1934, imposta pelo Executivo…

Fonte: Touros Uma Cidade do Brasil – Nilson Patriota

CÂMARA MUNICIPAL DE TOUROS, ELEITA EM 03/10/1996
1 – BELCHIOR DIAS SEVERO
2 – FERNANDO ANTONIO DE MELO ROCHA
3 – FRANCISCO JOSÉ FERREIRA
4 – JOÃO MARIA DA CRUZ
5 – JOÃO MARIA DE FRANÇA
6 – JOÃO NONATO DE MOURA
7 – JOSÉ EDIL RODRIGUES DA SILVA
8 – LUIZ GONZAGA DE FRANÇA
9 – MARIA PUREZA DO NASCIMENTO VIANA
10 – NILMA FERREIRA GALVÃO DA CRUZ
11 – ROBERTO RODRIGUES RIVEIRO
12 – VALDIR ANTUNES DA SILVA

VEREADORES DE TOUROS ELEITOS EM 03/10/1996
POSSE EM 1º DE JANEIRO DE 1997
1 - BELCHIOR DIAS SEVERO
2 - FERNANDO ANTONIO DE MELO ROCHA
3 - FRANCISCO JOSÉ FERREIRA
4 - JOÃO MARIA DA CRUZ
5 - JOÃO MARIA FRANÇA
6 - JOSÉ EDIL RODRIGUES DA SILVA
7 - LUIZ GONZAGA DE FRANÇA
8 - MARIA PUREZA DO NASCIMENTO VIANA
9 - NILMA FERREIRA GALVÃO
10 - ROBERTO RODRIGUES RIBEIRO
11- VALDIR ANTUNES DA SILVA

VEREADORES DE TOUROS ELEITOS EM 15/11/1982
POSSE EM 31 DE JANEIRO DE 1983
PDS
1 - ABEL FRANÇA - 218
2 - FRANCISCO DE ASSIS - 181
3 - ANTÔNIO FRANÇA - 161
4 - JOSÉ BRITO - 123
PMDB
5 - VALDIR SILVA - 300
6 - MIGUEL NERI - 218
7 - VALDEMAR VIEIRA - 213
8 - RAIMUNDO VIANA - 194
9 - GASPAR FRANÇA - 285
10 - JOSÉ SILVA - 258

Vereadores de Touros eleitos para 2017/2020
01 - Terezinha dos Santos Teixeira
02 - Felipe Souza de França
03 - Fernanda Barros Rocha
04 - Pedro Barbosa Júnior
05 - Joab Nascimento da Silva
06 - Isabel Cristina de Melo Ferreira
07 - Paulo Sérgio França Cruz
08 - Francisco Vieira
09 - Francisco Tavares de Souza
10 - José Tiago Santana Neto de Farias
11 - Francisco de Assis Souza da Costa
12 - Mayara Priscila da Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes e seus registros, em Touros

Dione Nascimento homenageia o poeta e repentista Domingos Tomaz com poesia Dolente Partida

Bandeira do Município de Touros/RN – Conheça sua história

Geraldo Gonzaga da Costa, escritor e poeta tourense completa 98 anos de vida - Parabéns Coronel!

DONA FINHA, UM BALUARTE DA CULTURA TOURENSE

Carnaval/2020 - Bloco Pescador da Madrugada, sairá segunda(24), na Praia de Touros