Mais um historiador defende que parada portuguesa foi em Touros/RN - Onde tudo começou!

Com base na descrição da carta de Pero Vaz de Caminha, historiador defende que primeiros colonizadores do país chegaram ao Brasil pela cidade de Touros, no Rio Grande do Norte


Marco de Touros/1501
Há uma teoria de que o Brasil não teria sido descoberto em 1500 em Porto Seguro, na Bahia, mas, sim, dois anos antes em Touros, litoral potiguar. “Não é achismo; tem fundamento. Não só pela localização do Rio Grande do Norte (está a cerca de 5 mil quilômetros da Europa), mas porque as próprias correntes marítimas traziam naturalmente as caravelas e naus para cá. É mais lógico eles terem chegado aqui antes”, defende o historiador potiguar Ítalo Araújo. Um outro argumento forte que reforça essa tese é a própria descrição da carta de Pero Vaz de Caminha.

Segundo Ítalo, o documento relata um morro que na verdade seria o Pico do Cabugi (RN), e não o Monte Pascoal, na Bahia. “A própria vegetação a que a carta se refere não existia em Porto Seguro naquela época, e é bem típica daqui. Caminha também afirma que quando chegou no Brasil se estabeleceu no Nordeste e navegou 3 mil léguas até as terras onde hoje é o estado de São Paulo. De Porto Seguro não dá 2/3 disso, ou seja, é a distância exata de Touros para o litoral paulista. Existem indícios fortes de que tudo começou aqui e a gente luta pra que isso seja reconhecido”, frisa Ítalo.

Um projeto do governo do estado em parceria com o Ministério do Turismo, Embratur, Sebrae-RN, Emprotur e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH), Investe Turismo RN, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade na rota Natal e litoral, lançou a campanha Tudo começa aqui. “Tem a ver com essa história de que o Brasil teria começado no Rio Grande do Norte, mas também pelo fato de sermos uma porta de entrada importante do país e estarmos bem próximos da Europa e da África. É no sentido também de que o turismo começa aqui”, destaca Yves Guerra, gestor do Investe Turismo RN do Sebrae.

É no Forte dos Reis Magos, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Natal (a edificação recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis pelo calendário católico), encontra-se o Marco de Touros, pedra em forma de coluna considerada o monumento colonial mais antigo do Brasil e um dos primeiros registros portugueses no país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes e seus registros, em Touros

Bandeira do Município de Touros/RN – Conheça sua história

Biografia de Lucilo Afonso do Nascimento - Patrono dos Pescadores de Touros/RN

Escola mais antiga de Touros comemora 91 anos de existência e ex-aluna lembra trajetória

Conheça a biografia do autor do hino do Bom Jesus dos Navegantes - Touros/RN

Homenagem ao meu pai Lucilo Afonso do Nascimento