Dione Nascimento homenageia o poeta e repentista Domingos Tomaz com poesia Dolente Partida


Dolente Partida
(Dione Nascimento homenageia Domingos Tomaz com poesia/cantiga de repente)
(Touros, 30/01/2018)

Lembro minha terra onde fui criado
Do meu berço adorado não posso esquecer
E hoje me acho dele muito ausente
E o meu peito sente um eterno sofrer.

Já chegou a hora da minha partida
Minha despedida eu pretendo dar
Adeus meus amigos, mulher e parentes
A viagem é pra sempre, não hei de voltar.

Deixei minha terra na necessidade
Pois a divindade me chama a viver
Uma nova vida num mundo de luz
Onde Deus divino irei conhecer.

Adeus minha amada, adeus meus parentes
Sinto grande dor em vê-los chorar
Deixo de consolo a minha viola
E um lencinho pra lágrima enxugar.

A casa na rua da Rodoviária
E o jardim florido de rosas jasmim
O seu perfume encanta a alma
De uma vida pacata, vivida ali.

Que hora tristonha, meu Deus de clemência
Lembrando a ausência do meu natural
Quem é que não sente, saudade bastante
De ter que partir do seu torrão natal.

Aquela casinha à beira da estrada
Foi minha morada, meu berço e meu lar
Ali recebi os meus bons amigos
Em dias festivos a comemorar.

Adeus minha Touros, adeus meu torrão
De noites tão claras a luz do luar.
Ao som da viola cantei o amor
Ao meio de aplausos, sorrisos e dor.

Adeus meus amigos Dione e Flavinho
Luiz Penha e Carlinhos que ouviram meus ais
Não deixem morrer a nossa poesia
Pois a cantoria é dom imortal.

Ó terra bendita do meu Bom Jesus
Que a todos conduz com fé e amor
Nos teus fortes braços minha alma repousa
Na glória celeste do teu esplendor.

Domingos Tomaz é o meu nome
Em terras distantes irei habitar
Mas fica na história a rima e canção
Viola e repente dolente oração. (bis)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes e seus registros, em Touros

Bandeira do Município de Touros/RN – Conheça sua história

Biografia de Lucilo Afonso do Nascimento - Patrono dos Pescadores de Touros/RN

Escola mais antiga de Touros comemora 91 anos de existência e ex-aluna lembra trajetória

Conheça a biografia do autor do hino do Bom Jesus dos Navegantes - Touros/RN

Homenagem ao meu pai Lucilo Afonso do Nascimento