Dione Nascimento escreve: "Touros de majestoso luar"

TOUROS DE MAJESTOSO LUAR
Poetisa Dione Maria do Nascimento
Touros/RN, 17/Out/2019

Catulo da Paixão Cearense
Cantou a beleza da lua
Chamando “Luar do Sertão”
Isto porque certamente
Não conhecera o plenilúnio
Do luar que clareia o escuro
Cantado por Porto Filho
Que disse com galhardia:                                   
- O mais belo luar é o do meu torrão.

Se Catulo conhecesse Pereira
Zé Maria e Zé Antão
Não saberia sequer
Falar de luas tão claras
Ouvindo o dedilhar sonoro
Que no violão ressoara
Líricas manifestações
Da lua que clareava
Minha Touros muito amada.

Seu clarão não se confunde
Confirmando a maestria
Ao contemplar nas alturas
O clarão da lua que guia
Pescador e lavrador
Praieira e pescaria
Do Parracho que recebe
A lua que alumiar.

Hoje teve lua-cheia
No meu torrão altaneiro
Bem mais clara que magia
Numa duna que alvadia
Com seu leitoso manto
Que penetrara a minh’alma
A luz que dela emergia
Chamando-me a vigiar. 

As lágrimas desoladas
Afloraram-me toda alma
Me fazendo recordar
Dos meus pais que em tantos dias
Cantaram com alegria      
Ao ver o esplendor que surgia
Nostálgica, mas, encantada
A lua que principia.

Dos amigos que partiram
Sinto saudade imensa
Quando a lembrança despenca
Da pedra do meu “tourinho”
Dos veraneios lendários
Nas calçadas saudosistas
Ouvia-se o som das libélulas
Que cantavam de alegria. 

Oh lua que surge tão bela
Por trás do rochedo escarpado
De curvas estonteadas
Que fazem os homens mais belos
E as mulheres mais meigas
Até os animais se aquietam
E a natureza se reveste
Com o clarão da lua cheia.

Touros, me entusiasmo
Ao dizer quanto te amo
Mas, quando vejo a plumagem
Da sarça ardente, em chamas
O mar, os rios, os lagos
Que já foram lancinantes
O luar reflete em meus olhos
As lágrimas do desencanto.

Lua que afugenta minh’alma
Envolve-me com teu manto
Porque tua ternura de certo
Me afasta o desengano
Extasiante e majestoso
Luar pungente e dorido
Derramas teu belo clarão
Sobre este berço querido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes e seus registros, em Touros

Bandeira do Município de Touros/RN – Conheça sua história

Biografia de Lucilo Afonso do Nascimento - Patrono dos Pescadores de Touros/RN

Escola mais antiga de Touros comemora 91 anos de existência e ex-aluna lembra trajetória

Conheça a biografia do autor do hino do Bom Jesus dos Navegantes - Touros/RN

Homenagem ao meu pai Lucilo Afonso do Nascimento